Se você tem uma empresa e já estudou um pouco sobre marketing, seja ele digital ou não, já deve ter ouvido esses termos: personas e público alvo. Então, saber a diferença entre eles pode salvar sua estratégia de marketing de um fracasso.
Vamos iniciar pela persona
Persona é a personificação do seu cliente ideal, pessoa que compra o que você oferece, ou ainda a pessoa que você deseja atrair para seu negócio. Se você parasse para pensar no seu tipo de amigo ideal, provavelmente procuraria definir um tipo de personalidade, os gostos desse amigo, o que ele faria, onde possivelmente moraria, se seria legal que tivesse filho, entre outras particularidades.
Definir a persona do seu negócio é um processo parecido. Pegou a ideia? Você precisa literalmente imaginar a(s) persona(s) e descrevê-la(s). Atenção! Quanto mais você descrever essa pessoa melhor! Uma dica legal é entrar em um perfil de rede social, analisar aquela pessoa e descrevê-la, isso poderá facilitar o entendimento da sua persona e a construção dessa definição.
Exemplo de Persona
João tem 38 anos e abriu sua loja de sapatos no interior de São Paulo com foco no público feminino. É casado com Antonieta e tem 2 filhos, gosta de passear aos finais de semana com sua família de 4×4 e também pratica corrida de moto. Sabe falar outra língua, porque fez intercâmbio na Alemanha por incentivo do pai, que é engenheiro civil. Trabalha de segunda a sexta e roda 10km para chegar no trabalho. Como fiscaliza sempre as operações do seu negócio, não tem tempo de estar no computador e prefere o iPhone para resolver suas obrigações de trabalho e se comunicar com seu filho mais velho.
Se João fosse a persona ideal para o seu negócio, veja como a descrição detalhada permite que você planeje de forma mais eficiente as estratégias de comunicação com ele. Conhecendo a rotina de João, você provavelmente investiria em comunicação por sms, anúncios ads,entre algumas outras possibilidades.
Quanto melhor você conhecer essa pessoa, mais assertivas serão suas ações.
Para te ajudar, podemos definir o mínimo de informações que precisam ser definidas sobre sua persona:
1.Nome
2.Idade
3.Gênero
4.Localização
5.Ocupação
6.Classe Social
7.Produto de Interesse
8.Hobby
E o público alvo?
Quando falamos de público não estamos falando de uma pessoa específica, mas de um grupo de pessoas. Para ajudar, sempre pensamos nas características dessa população que desejamos atingir. Lembre-se que nesse exercício você precisa alinhar persona e público alvo de uma forma onde se completem. Seu público alvo não pode se distanciar completamente da sua persona. ok?!
A dica aqui é descrever o público que se deseja atingir como se estivesse realizando uma pesquisa para o IBGE. Nesses tipos de pesquisas, sempre são divulgados dados como: renda familiar, idade, gênero, localidade etc… Assim, você deverá pontuar todas as possíveis características da população desejada pela sua marca.
Exemplo de Público Alvo
– Formação: pós Graduação
– Idade: 36 – 48 anos
– Gênero: Homem
– Localização: São Paulo
– Renda: R$ 6 mil – R$ 15 mil
Agora que você definiu com clareza o comportamento e características do seu cliente ideal, use isso a favor do seu negócio: faça dessas informações um diferencial pro relacionamento de sua marca.
Mas posso trabalhar sem uma persona?
Pode! Mas, entenda, é importante que, no mínimo, se saiba qual público alvo se deseja atingir. Sem isso, seus resultados vão ficar comprometidos, podendo levar sua empresa ao fim! É simples entender: você se comunica com uma criança de 5 anos da mesma forma como se comunica com uma senhora de 60 anos?
Posso ter mais de uma persona?
Sim, mas atenção. Quando falamos sobre persona, estamos falando de personalização e proximidade, dentre outros pontos-chave em um relacionamento, então quanto mais persona você descreve mais complexo fica seu trabalho de se comunicar com elas…
Porque tudo multiplica:
– Recorrência de compra
– Facilidade de relacionamento
– Tamanho de mercado
– Mensagem personalizada
– Produto/Serviço
Qual o melhor caminho?
Vá com calma, defina uma persona, compare com sua base de seguidores ou de clientes no seu CRM, faça uma curadoria de características semelhantes de pessoas que já compram seu produto/serviço.
Se coloque no lugar deles e imagine se suas ações de marketing estão alinhadas com as informações que levantou em sua pesquisa.
Questione, analise e, se surgirem, faça os ajustes dos erros. Mantenha sua persona e público alvo sempre em mente, usando esses dados para guiar a comunicação da sua marca.