Como aumentar a conversão de leads?

Você investiu tempo e dinheiro no seu negócio, estudou estratégias e definiu seu público-alvo, mas não consegue gerar leads qualificados? Temos uma notícia: nem tudo está perdido! Mas é preciso que você defina seu objetivo de negócio e o mantenha no centro de suas ações.

Entenda a jornada de compra

Conhecer de forma clara as etapas pelas quais o seu lead passa até efetuar a compra vai te ajudar a entender quais aspectos dessa jornada podem ser melhorados. 

Portanto, quantifique as taxas de conversão de cada etapa. Por exemplo, se você é personal trainer: qual porcentagem dos leads que alcançam o seu conteúdo entram em contato pedindo informações? E qual porcentagem dos que pedem informações chega a marcar uma avaliação? E ainda, quantos dos que marcam a avaliação contratam você?

Esses indicadores são de grande importância! Porque ajudarão você a entender os motivos pelos quais os seus leads não chegam ao final da jornada, ou seja, porque eles não contratam seu serviço.

Tenha seu objetivo em mente

Não ter um objetivo definido é erro fatal! Que fique claro: o seu objetivo precisa ter um prazo, ser mensurável e estar alinhado com o propósito da sua empresa. Logo, se ficar definido que você deseja aumentar o seu lucro em 10% até o final do ano será muito mais fácil enxergar o caminho a ser percorrido. 

Assim, a medida que você se aproximar ou se afastar dessa meta, conseguirá recalcular a rota. Você saberá onde deve continuar investindo ou onde não faz mais sentido investir.

Mude sua mentalidade

Enquanto você insistir em ver o marketing digital como um gasto, estará perdendo a chance de usá-lo como um gerador de lucro. Aliás, depois de definir o objetivo do seu negócio, como você pretende alcançá-lo? A resposta certa é: definindo seu objetivo de marketing! 

A lógica é simples: se você quer aumentar sua lucratividade em 10%, investir somente no reconhecimento de marca não será efetivo. Nesse caso, é MUITO mais coerente que seu objetivo de marketing seja: aumentar em 15% seus leads qualificados de vendas. 

O que queremos dizer aqui é: seus objetivos precisam estar alinhados! O seu objetivo de marketing precisa deixar você mais próximo do seu objetivo de negócio. Entendeu?

Coloque em prática as ações com base nos objetivos que definiu

Com os objetivos definidos, você precisará pensar na parte mais prática: determinar quais canais usar (e-mail, blog, redes sociais, mídias pagas, etc) e como usá-los para alcançar cada objetivo; estabelecer a porcentagem desejada de ROAS (Retorno do Investimento em Publicidade); e ainda definir quanto de CPA (custo por aquisição), de CPC (custo por clique) ou ainda de CPM (custo por mil visualizações) pretende pagar.

Aumento de vendas

Além disso, tenha em mente quem são os seus clientes mais valiosos e quais as preferências dessa audiência. Trabalhe nas estratégias para chegar aos seus potenciais clientes: criativos e landing pages atraentes, conteúdos relevantes e anúncios eficientes podem ajudar.

O que queremos dizer aqui é: esses materiais (criativos, blogposts, páginas, anúncios, etc.) devem ser criados com base no objetivo de marketing, que por sua vez foi definido com base no seu objetivo de negócio! Assim, tudo que for produzido terá como guia o resultado final desejado. Ou seja, marketing e vendas nunca estiveram tão conectados!

Mensuração, reavaliação e ajustes

Lembre-se: todo esse planejamento deve nortear as suas ações até que se alcance o objetivo final, sendo reavaliado periodicamente e ajustado, sempre que necessário. A missão de transformar seus leads em clientes não é tarefa simples, então, se todos esses conceitos parecem muito distantes de você, considere contratar uma consultoria de marketing para alavancar o seu negócio.

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