Saiba por que o marketing de relacionamento é tão importante para sua empresa

Muitas pessoas se empolgam com a ideia de conseguir clientes novos para seus negócios, mais seguidores para suas redes sociais, mas esquecem de criar um relacionamento com as pessoas que já consomem o que sua marca oferece.

A missão do marketing de relacionamento é cativar um cliente continuamente, uma tarefa árdua, mas estabelecer essa relação é essencial. Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, o crescimento de 5% na retenção e fidelização de clientes pode aumentar os lucros de uma empresa de 25% a 95%. 

Quer saber mais sobre as vantagens de investir no marketing de relacionamento? Então continua lendo.

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia cujo objetivo é estabelecer um laço mais forte entre empresa e cliente, fazendo com que eles se identifiquem com sua marca, e passem a defendê-la e indicá-la para outros.


E como todo relacionamento, ele precisa ser construído e cuidado. Por isso, é preciso investir no marketing de relacionamento, fazer um trabalho bem feito, para poder colher os frutos.

A fidelização é o Santo Graal das vendas

Formar uma conexão com os clientes vai mostrar para o cliente que ele é importante para sua marca, e que a empresa se importa com a experiência completa, não apenas com o momento da compra. Por isso, as estratégias de marketing de relacionamento devem focar em transformar a relação entre consumidor e marca. 

A conquista pode acontecer de diversas formas. A estratégia específica fica por conta do time de marketing, que conhece bem sua empresa e seu público. Dá para aproveitar as oportunidades como datas comemorativas, memes etc., o que mais fizer sentido para o negócio.

 É importante que as ações sejam aplicadas em diferentes canais:

  • e-mail marketing;
  • ações nas redes sociais;
  • programa de fidelidade;
  • pesquisas de satisfação;
  • publicidade off-line
  • atendimentos por telefone; 
  • chatbox;
  • etc.

Assim, você consegue alcançar o maior número de pessoas e criar a sensação de onipresença, tornando mais difícil de sua marca ser esquecida. Já ouviu aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado”? 

Então, as chances de você ser a primeira opção são maiores quando já existe uma relação da sua marca com os consumidores, quando há a identificação com a marca e a certeza de que você pode resolver os problemas deles.

As vantagens do marketing de relacionamento

Uma relação duradoura com seu cliente já é, por si só, um benefício do marketing de relacionamento, mas existem várias outras.

Feedback:

O meio digital permite que essa interação direta com os consumidores possa ser realizada a qualquer momento, e o feedback chegar muito mais rápido, horas depois da compra do produto ou contratação do serviço. 

Redução nos gastos com anúncios:

Um bom relacionamento com seus clientes pode fazer com que você economize nos gastos com anúncios, pois, como você sabe, “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”, como dizia Philip Kotler, o pai do marketing.

Dar voz ao cliente

Um meio de estreitar a relação é ouvir seu cliente, e também permitir que ele tenha voz, participando de algum processo da empresa, por exemplo. Assim, seu consumidor vai sentir que a empresa se preocupa com ele, e não apenas com vendas.  

Um exemplo disso é a Starbucks, que tem uma página onde os clientes podem dar sugestões para novos produtos. 

É tudo uma questão de comunicação

Lembre-se que o segredo de todo relacionamento sólido é saber manter uma linha de comunicação, e aqui não é diferente. Você pode falar com os clientes, pedindo opiniões, por exemplo, mas também precisa estar aberto para que eles possam falar com você.

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