Conheça os tipos de site e descubra qual o melhor para sua marca.
Ter um site é um importante decisão estratégica para quem tem um negócio, pois é uma forma de fortalecer sua marca, mostrar seu portfólio e de ranquear no Google, o que pode fazer com que mais clientes conheçam seu produto/serviço.
Então vamos lá: Você decidiu ter um site, mas não sabe muito a respeito do desenvolvimento. Talvez veja algum template, um modelo que já vem pronto e decida usá-lo.
É uma ideia compreensível, parece ser um caminho mais fácil. Porém, a maioria dos templates são bem simples, não tem nada de especial. E, principalmente, justamente por serem usados como molde para vários negócios, ele não terá a cara do seu.
Um site feito exclusivamente para você vai ser construído da maneira que você quiser e apresentar sua marca na melhor luz.
Além do mais, com uma página na internet, é quase como se seu negócio estivesse aberto 24 horas por dia, sempre disponível para que o cliente possa saber mais sobre o que você faz e conhecer mais sobre seu trabalho. É uma vantagem competitiva.
Quais são os principais tipos de site?
Agora que você já sabe o porquê de ter um site ser tão importante, precisa identificar o tipo de site que quer para sua empresa. Existem vários tipos que servem para finalidades diferentes e atendem a diferentes perfis de negócio/área de atuação.
Vamos listar os principais tipos aqui:
1 – Site institucional
O site institucional é aquele que apresenta as informações de uma empresa, como endereço e contato. Ele deve apresentar características como logo da companhia e seções mais descritivas sobre a empresa, para que as pessoas saibam um pouco da história da empresa, seus valores, visão e missão, os produtos e serviços.
Ele funciona como um cartão de visitas on-line e ajuda a construir a credibilidade da marca.
2- Site dinâmico
A principal característica de um site dinâmico é que é muito fácil atualizá-lo. Para fazer isso não é preciso mexer no código fonte ou conhecer linguagens de programação, basta usar um sistema de gerenciamento de conteúdo, como WordPress.
Esse tipo de site combina diferentes seções como as institucionais e publicações em blog de em um mesmo lugar
3 – Blog
O blog é um website voltado para a publicação recorrente de conteúdos de interesse da sua audiência.É uma ótima ferramenta para atrair o público com uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
Os conteúdos do blog também servem como uma forma de seus clientes ou clientes em potencial tirarem dúvidas sobre certos assuntos relacionados ao seu segmento.
4 – Portfólio
Esse tipo de website tem como objetivo divulgar seus produtos e serviços. Ele reflete os conhecimentos, experiências e as soluções da empresa de forma interessante e dinâmica.
Ele é composto pelos melhores trabalhos prestados aos clientes, mostrando, dessa forma, como sua empresa pode entregar um serviço/produto de qualidade.
5 – Loja virtual
Uma loja virtual tem como principal objetivo disponibilizar produtos e/ou serviços para que sejam vendidos on-line. Ele mostra os produtos ou serviços que são oferecidos pela empresa, assim como valores, especificações técnicas e detalhes sobre cada um dos itens.
Tenha um site otimizado e responsivo!
Mantenha isso em mente: independente do tipo de site que você tiver, garanta que ele esteja sempre otimizado e responsivo. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2021, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a maioria dos brasileiros acessa a internet pelo celular. Então é fundamental que seu site seja responsivo, ou seja, que se adapte à telas de tamanhos diferentes, como a de tablets e celulares, para conseguir os melhores resultados.
Caso contrário, você terá uma alta taxa de rejeição, quando os visitantes entram no site e logo vão embora sem navegar nas outras páginas ou conteúdos.
Outro ponto importante para obter bons resultados é que seu site seja otimizado. Uma boa estratégia de SEO (sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca) permite que você ocupe posições melhores no Google, ganhe autoridade, receba mais visitantes e aumente as chances de venda.
Tudo isso de forma orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios.
A TAG08 é uma agência digital com foco em soluções e estratégias de marketing para posicionar o seu negócio. Nossa equipe é composta por profissionais especializados desde o desenvolvimento de sites, em SEO, e conteúdo. Temos um time completo esperando para alavancar o seu negócio.