A transformação digital foi o caminho percorrido por muitas empresas para a sobrevivência diante dos acontecimentos de 2020. E sobre isso existem duas verdades, que podem ser difíceis de encarar: a primeira é que essa rota poderia ter sido trilhada muito antes da pandemia acontecer; a segunda é que se o seu negócio ainda não utiliza serviços de nuvem, de inteligência artificial, de automação ou de marketing digital, ele ficou para trás.
Mas nós vamos ajudar você explicando como levar a transformação digital para o seu negócio:
Se adapte às mudanças
As empresas líderes no mercado estão atuando com sucesso mesmo diante das circunstâncias incertas que têm se desenrolado nos últimos anos. Isso porque, estavam alertas às tendências do mundo digital e conseguiram se adaptar rapidamente.
Com a brusca mudança que se fez necessária na jornada de compra devido ao isolamento social será em vão qualquer esforço contrário à “digitalização” do seu negócio. É muito, muito mesmo, provável que seu cliente enxergue o mundo com outros olhos hoje.
Seu cliente sabe que não precisa mais gastar 1 hora no trânsito para chegar a uma reunião, ele pode fazer uma chamada de vídeo. Seu cliente sabe que o nutricionista X oferece atendimento on-line e que não precisa mais se deslocar a um consultório para obter a consulta. Seu cliente sabe que o restaurante Y aceita pedidos por um aplicativo e permite que faça a retirada em poucos minutos. Seu cliente sabe que o escritório Z, de outro estado do Brasil, realiza consultoria de decoração on-line por um preço mais acessível.
O que queremos dizer aqui é: as empresas que se adaptaram às mudanças estão sendo escolhidas em detrimento das demais. Sua marca precisa estar entre aquelas que se adaptam! Essa visão é a base para a transformação digital.
Estude a jornada do seu cliente
Existem inúmeros vieses envolvendo as decisões de compra de cada cliente, mas o marketing será essencial em todo caso. Afinal, apesar de ser complexo entender tudo que influencia cada comprador, algumas coisas não mudam:
- Sua marca precisa estar posicionada estrategicamente, para que seja encontrada por aqueles compradores que estejam explorando opções.
- Sua proposta deve ser atraente para que seja irresistível aos consumidores que estejam avaliando as alternativas disponíveis;
- O espaço entre os gatilhos que sua marca fornece e a compra deve ser pequeno, para que os clientes fiquem menos expostos aos seus concorrentes.
Com todos esses pontos, o Marketing Digital pode ajudar seu negócio. Já podemos ver a transformação digital acontecendo!
Agregue valor
Cada cliente é único, se sua empresa entende e tira proveito disso, ela se destaca. Você oferece uma boa experiência desde quando deixa sua marca/serviço/produto disponível em diferentes formatos até quando recomenda compras de acordo com os interesses dos consumidores. E não existe forma mais eficiente de fazer isso do que com o uso das ferramentas digitais.
Agora você deve concordar com a gente: é muito mais difícil ser destaque quando não se pensa em digital!